quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ELEIÇÕES ANABB 2011




NOSSO RECADO AOS ASSOCIADOS

A ANABB é instituição constituída para a defesa dos interesses dos funcionários do Banco do Brasil, do BB e do País. Por isso é suprapartidária, plural, democrática e agrega as mais diferentes correntes de pensamento.
Ao longo de seus 25 anos, trouxe inquestionáveis resultados aos seus associados. Entretanto, nos últimos tempos, tem demonstrado publicamente a necessidade de mudanças de rumo e formas de governança.
Precisa de mais ÉTICA e TRANSPARÊNCIA. Essa mudança só será possível com sua participação.
Lembre-se, você tem total liberdade para escolher os 21 que irão melhor representá-lo no Conselho Deliberativo e 3 no Conselho Fiscal.
Você é o dono de sua vontade. Daí a importância de seu voto para a existência de uma ANABB ÉTICA e TRANSPARENTE.
Neste informativo assumimos alguns compromissos com você para que tenha plenas condições de acompanhar o que é feito com sua mensalidade e como cada órgão da ANABB está atuando.
Lembre-se: as eleições da ANABB são diferentes. Você não vota em CHAPA. Vota em nomes para formar os Conselhos Deliberativo e Fiscal, eleger o Diretor Regional de sua jurisdição e o representante de sua dependência.
Os 21 mais votados para o Conselho Deliberativo e os 3 mais votados para o Conselho Fiscal são os eleitos.
Para votar marque o número localizado à frente do nome do seu candidato na respectiva cédula de votação.

Para o CONSELHO DELIBERATIVO, vote em:

110 - Antonio SÉRGIO RIEDE

Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, bacharel em Jornalismo, é Conselheiro Deliberativo da Fenabb, da AABB Brasília e do Economus (entidade dos funcionários oriundos do Banco Nossa Caixa). Foi Diretor de Gestão de Pessoas e Gerente Executivo de Responsabilidade Socioambiental do BB; Presidente da Cassi e da Fenabb; Conselheiro Deliberativo da Cassi; e Conselheiro Fiscal da Previ, Brasilsaúde e Brasilcap. É professor de Ética Empresarial e Sustentabilidade na pós-graduação da FGV e do Ibmec.



119 - Cláudio Nunes LAHORGUE

Tomou posse no Banco do Brasil em 15.01.1962 - Ag.Centro de Porto Alegre (RS). Cargos exercidos: Caixa Executivo, Ajudante de Serviço, Supervisor, Gerente de Suporte/Câmbio, Vice-Presidente Financeiro, Vice-Presidente Desportivo e Presidente do Conselho Deliberativo da AABB-Porto Alegre (RS), Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul - AFABB-RS. È bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS.



122 - DOUGLAS José SCORTEGAGNA

Douglas Scortegagna, Economista, MBA em Gestão de Negócios, 56 anos, de Cruz Alta (RS). Posse no BB em 1976. Aposentado com 34 anos de BB. Ficha-limpa sem anotação na fé-de-ofício que o desabone. Foi Diretor Adm. Financeiro; Diretor de Rel. Funcionais; V-Presidente de Comunicação da ANABB e Diretor de Saúde da CASSI; Foi Cons. Fiscal da CASSI, EMBRATEL e DURATEX e Cons. de Adm. da RGE/RS, Presidiu a AABB Ibirubá e Diretor da AABB Cruz Alta/RS. Coordenou as 5 edições do PRÊMIO CIDADANIA da ANABB. 



129 - FERNANDO AMARAL Baptista Filho

Aposentado, trabalhou em diversas agências no Rio de Janeiro, no CESEC e na Carteira de Comércio Exterior, onde representou a país em negociações internacionais. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, coordenou a Executiva Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, foi membro do Conselho de Administração do BB eleito pelos funcionários (GAREF), Conselheiro Curador da FBB e Conselheiro Deliberativo e Diretor da PREVI e Diretor em exercício na CASSI.



134 - GILBERTO Matos SANTIAGO

Funcionario aposentado do BB, atualmente Presidente da AAFBB Nacional. Bacharel em Direito, trabalhou em diversos orgaos da DG, na CACEX, no DESED ,em Brasilia, e na Area Internacional, como Assessor da Vice-Presidência. Foi conselheiro deliberativo eleito da PREVI, com mandato até 2006. Tem certificado de conselheiro de empresa pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Membro titular do Conselho Consultivo da CASSI/RJ.



135 - HAROLDO do Rosário VIEIRA

Atual Presidente da FENABB - Federação Nacional das AABBs e ex-presidente da AABB Belém e do CESABB Pará. No Banco do Brasil exerceu cargos de administração na SUPER-PA e em agência de varejo. É graduado em Engenharia Civil, com MBA em Administração para Altos Executivos (USP), possui pós graduação em Finanças e Controladoria (FGV) e Curso de Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral. Já atuou como Conselheiro em entidades de funcionários e empresas. 



137 - ILMA PERES Causanilhas Rodrigues

Atuei no BB por 20 anos. Estive na Cacex , agências Ilha do Governador e Aeroporto Internacional-RJ. Fui, a convite, para Brasília, em 1995, onde atuei na Geban e na DG: Uen Distribuição, EMC, como analista Sênior/Assessora em diveros projetos. Membro do Conselho deliberativo da AAFBB. Licenciada em Português e Literatura, Pós em Didática; Master Marketing p/BB e Corretora de Seguros pela Funenseg. Desde 2001 atuo na Brasilveículos Cia Seguros, nas áreas de Negócios,Marketing e Treinamento.



140 - ISA MUSA de Noronha

Isa Musa de Noronha, aposentada desde 1995, professora, psicóloga, poeta e escritora, vice-presidente da UNAMIBB e Presidente da FAABB. Acredito que nossa participação no Conselho Deliberativo da ANABB, reconhecidamente a maior entidade do funcionalismo do BB, é fundamental para o fortalecimento de todas as Associações na defesa dos interesses de ativos, aposentados e pensionistas.



142 - JOÃO BOTELHO

Participante da criação da ANABB, foi Vice-Presidente na primeira Diretoria (86-89) e Presidente na segunda Gestão (89-92). No período, consolidou a ANABB em nível nacional, adquiriu a Sede própria e ajuizou a primeira ação sobre FGTS. Funcionário do BB por 28 anos (71/99), vinte dos quais na área de Auditoria. Bacharel em Direito, com Pós Graduação em Auditoria. É Advogado e Professor Universitário, Delegado da COOPERFORTE na Seccional São Paulo-INTERIOR e Dirigente da BBCOP-Rib.Preto.



145 - José Antonio DINIZ de Oliveira

Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie (1988) e especialização em administração de sistemas de saúde/administração hospitalar (FSP/USP-1997). Mestre em Saúde Pública pela FSP/USP (2010). Trabalhou na AGCEN-SP, Vila Pacal (PA) e Colinas (TO). Foi diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da CASSI (2000 a 2008), presidente da FECOB, diretor da BBCOP-SP e conselheiro deliberativo da AABB-SP, Satélite e APABB. Na ANABB foi presidente do C. Fiscal e é cons. deliberativo.



147 - José BRANISSO

Economista pós-graduado/USP. Aposentado. Conselheiro Consultivo PREVI. Coord. do Grupo de Previdência e Conselheiro Deliberativo/ANABB, que o homenageou, pelos relevantes serviços à ANABB e ao BB, junto com Alcir Calliari, ex-presidente/BB, e José Sampaio de Lacerda, ex-consultor jurídico/BB. Coordenou o GT-ANABB/Entidades de Aposentados para destinação Superávit PREVI. Foi Diretor interino e Gerente-executivo da Diretoria de Agronegócios/BB. Presidiu os Conselhos Estatuinte e Deliberativo/ANABB.



149 - José ODILON Gama da Silva

Vice-Presidente da AAFBB. Posse no FUNCI-DF . Exerceu diversos cargos comissionados na VIPER-DF, CTRIN-RJ, GEMOB-RJ, CESEC SEDAN-RJ, SUPER-RJ. Foi Gerente de Divisão na BB-DTVM, Gerente da Agência Meier-RJ, Gerente Executivo na DIFIN e DIMEC. Foi Diretor Financeiro em duas empresas do Grupo Neoenergia e Diretor Administrativo e Financeiro na Cobra Tecnologia. Foi eleito Conselheiro de Administração e Fiscal em empresas como Kepler Weber, Pronor e Brasilcap, Economista, com MBA pelo IBMEC-RJ.



154 - Luiz Antonio CARELI

Aposentado, formado em Matematica, exerce atualmente o cargo de Conselheiro Deliberativo da Anabb e da Fenabb. Foi presidente do Satélite Esporte Clube no período 1994/2000 e Vice Presidente da Fenabb no período 2000/2004.






157 - LUIZ OSWALDO Santiago Moreira de Souza

Representante eleito dos funcionários no CA e CD do BB, defendeu colegas e Banco, em sua pior crise, decisivo na mudança da realidade. Chefe do DESED, ampliou e democratizou a formação dos funcionários.De volta a QUIXADÁ, aposentou-se proporcional e PE. Retorna ao Banco como VIPES, promove mudanças que visam humanização/democratização da gestão, equidade, formação profissional e cidadã, recuperação de ganhos,promoção por capacitação e mérito, criação do DRS. Candidato ao Conselho Deliberativo.



162 - Maria GORETTI Fassina BARONE

É diretora do Sindicato dos Bancários/ES e militante dos movimentos sociais em Colatina/ES. Foi convencional GAREF-ES (1996/1999); membro do Conselho de Usuários da CASSI-ES e da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (1995/1996). Participou da diretoria da Associação de Moradores do bairro Maria Ismênia; atuou na assessoria da Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base. Foi do Grupo de Acompanhamento Legislativo na Câmara Municipal. É formada em pedagogia.



165 - Mário TATSUO Miyashiro

No BB foi comissionado em diversas agências e Chefe de Supervisores CESEC-B.Hte. AABB-BHte. foi Presidente do Conselho Deliberativo triênio agosto/2007 a setembro/2010. Atual Representante Regional da AAFBB em B.Hte. Membro do Conselho Deliberativo AAFBB-Sede. Membro do Conselho de Usuários da CASSI-MG. Conselheiro Fiscal da FAABB.



169 - OLIVAN de Souza FAUSTINO

Posse BB, 1980, Paripiranga-Ba, trabalhou Agências: Cidade Alta, Pelourinho, Garibaldi, Pituba, Camaçari e São Pedro. Ex-Conselho Fiscal BB Comunidade, Ex-Fiscal na Previ, Ex-Presidente-Fundador AABB/Paripiranga. Atualmente QS-Brasília, Conselho de Usuários da Cassi, Secretário Geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Representante Bahia/Sergipe na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e Diretor Estadual ANABB-BA. Cursou Administração/Ciências Contábeis UEFS-Feira de Santana.



170 - OSVALDO PETERSEN Filho

Formado em Direito e Administração. Aposentado do Banco desde 1993. Exerceu cargos de administração em Agências e CESEC do RS e SC. Diretor Estadual da ANABB-RS (1993/2002). Conselheiro GAREF mais votado do RS em 2003. Subsecretário do Ministério de Minas e Energia com Dilma Rousseff (2003/05). Conselheiro Fiscal da ANABB, ELETROBRAS e CPRM (2003/2005). Gerente Executivo da Dir.de Saúde da CASSI com Douglas Scortegagna (2006/09). Mora em Porto Alegre- RS. É Consultor em Educação Emocional.



171 - PAULA Regina GOTO

Atualmente Gerente Geral Ag: Arapoema-To, foi Gerente de Módulo Personalizado na agência Paiçandu (PR), Representante Pós 98 na ANABB no grupo Isonomia, Conselheira fiscal da ANABBPREV e presidente da União Brasileira de Mulheres em Maringá. Mestranda em Ciências Sociais, participou do grupo de trabalho que discutiru o Plano de Carreira no BB, foi do Conselho de Usuários da Cassi no Pará, diretora do sindicato dos bancários do Pará e Amapá, diretora da AABB Cafelândia.



180 - Reinaldo FUJImoto

Presidente da FENABB de 2003/2008. Preside o Conselho Deliberativo da Federação. Ingressou no BB como menor aprendiz.Aposentou em 2008. Trabalhou em agências, CESEC e Direção Geral. Atuou como Gerente de Divisão responsável pela apuração do Fluxo de Caixa do Banco. Graduado:Ciências Contábeis. Especialização:Gerência Financeira e Governança Corporativa. Conselheiro de Adm.da Bancorbrás. Atuou como Conselheiro Fiscal e de Administração em outras entidades e empresas com ações na bolsa de valores.



186 - ROSINÉIA Diana BALBINO

Gerente de Módulo na Agência Paiçandu Pr, Graduanda em Administração na Universidade Estadual de Maringá, Representante Pós 98 na ANABB, Secretária do Conselho de Segurança do Município de Paiçandu, Voluntária no Proj Visão de Liberdade (4º lugar do Prêmio Betinho/Cidadania) da Penitenciária de Maringá. Foi: delegada Sindical Agência Umuarama, dirigente dos Sindicato dos Bancários de Umuarama e Região, Conselheira de Usuários da Cassi PR, Membro da Associação Deficientes Fisicos de Umuarama. 

Para o CONSELHO FISCAL vote em:

306 - João Antonio MAIA Filho

Graduado em Administração e Ciências Contábeis, Pos Graduado em Administração de Cooperativas. Presidente da Ass. Funcis. Apos. Pens. do BB no Est. de Goiás, Delegado da COOPERFORTE, Suplente Cons.Fiscal COOPERANABB, titular Cons. Deliberativo FAABB. Foi titular do Cons. Fiscal CASSI e titular do Cons. Consultivo PREVI. 





309 - MARCO Antonio Leite dos SANTOS

Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Foi Gerente Administrativo e Gerente de Agência em diversas dependências do Banco do Brasil na cidade de São Paulo. Foi Gerente Executivo na CASSI (DF), onde aposentou-se em 2007. Experiência em administração de entidades de funcionários, tendo sido Diretor e Presidente d a Cooperativa de Consumo Funci BB no Est. SP. Atualmente é Coordenador de MBA em Gestão de Planos de Saúde da Universidade Anhanguera. 



317 - VERA Lúcia de MELO

Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade de Brasília, Contadora, certificada como profissional do Sistema de Seguridade Social (ICSS). Atualmente Assessora Sênior na Diretoria de Controles Internos (BB), Conselheira Fiscal - ANABB (mandato 2008 a 2011), Conselheira Fiscal - ANABBPrev (mandato 2009 a 2012) e Docente na Faculdade Serrana (DF). Tomei posse no BB em João Pinheiro (MG) e atuei em diversas cidades no estado de Minas Gerais. 

Para Diretor Regional de sua jurisdição e representante de sua dependência, vote em quem melhor representará seus interesses na ANABB.

PEDIMOS O SEU APOIO E A CONFIANÇA DO SEU VOTO.